Olá pessoal, tudo bem?
Esse é o primeiro post da série de #óculosdegrau.
Nesse 'episódio' vou explicar detalhadamente o que é
Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e até Presbiopia. Então, se você recebeu esse laudo, descobriu que você tem alguma dessas doenças, ou só acha que você deve ter, mas não sabe muito bem o que é, fica ligado no resto do post, que pesquisei bastante na internet, e perguntei no final para um oftalmologista, para ver se tava tudo certinho para vocês poderem confiar.
Enfim, vamos lá?
Vim contar sobre algo que me assustou bastante, o dia que eu fiquei sabendo (ou, tive certeza) que teria que usar óculos.
Vamos do começo. Minhas amigas, meus conhecidos, todos já perceberam que eu não enxergo muito bem de longe. Mas, isso vem de uns 2 anos pra cá. Tinha uma dificuldade de enxergar o quadro, algumas placas e tudo mais. De uns meses pra cá, essa situação piorou claramente. Passei a ter dores de cabeça, e tudo mais. Desde aí eu já pensei em marcar um oftalmologista, mas sempre deixava para depois. Uns dois meses atrás, meu olho começou a ter uma reação estranha. Quando eu forçava muito a vista, ou chorava (normalmente de noite) aparecia uns fiozinhos bem finos no olho, dentro do olho. Isso foi piorando um pouco, e me assustando cada vez mais. Até que teve um dia que piorou, e eu marquei o oftalmo pro mesmo dia. Fui, expliquei isso tudo pro Dr, e ele foi super simpático e atencioso comigo. Primeiro, fui fazer o exame de vista, aquele das letrinhas pequenas hahaha.
( Moro no RJ, se alguém quiser saber sobre o meu oftalmologista, quanto foi, onde é a clínica, onde é os outros lugares do estado que ele atende, só me perguntar nos comentários que eu respondo no mesmo dia. Super recomendo ele, de verdade. Respondeu todas as minhas dúvidas. Qualquer coisa, o email: contatoagc@hotmail.com também está a disposição para qualquer dúvidas mais extensas.)
Errei várias letras, até que ele foi mudando de lente, e achou uma perfeita. Até as cores estavam mais realçadas e eu estava enxergando tudo. Quase chorei de emoção, de verdade.
(Mas, estou contando sobre a consulta muito resumidamente, se quiserem um post apenas contando sobre como é a consulta, sobre como foi a minha experiência, se dói, se incomoda, tudo, só pedir aqui nos comentários. Conto tudo em detalhes para vocês.)
Enfim, final das contas, ele disse que eu tenho astigmatismo e miopia. De miopia, tenho 1° no direito, e 0.75° no esquerdo. Meu grande problema não é a miopia, que é relativamente fraca, mas sim o astigmatismo que me atrapalha bastante. E, toda aquela reação do meu olho, aquela secreção que ele estava liberando, era por causa desses 'problemas' visuais que tenho, que me faziam forçar a vista demais.
Agora, eu só sabia que miopia era dificuldade de enxergar de longe. Só isso, nada mais. E astigmatismo eu não fazia ideia do que era.
Primeiramente, vamos
ao que é a Miopia:
Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).
É isso, gente, simples e fácil. Resumindo, nós, míopes, enxergamos de longe desfocado e de perto perfeitamente. Isso se a pessoa só tiver miopia. Vou explicar.
Vamos a
o que é Astigmatismo agora:
Astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos, próximos ou distantes, ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com outras deficiências visuais.
Então, gente é isso que mais me incomoda. Eu tenho miopia e astigmatismo, como já disse. Então, vejo as
coisas embaçadas, e de longe pior ainda que junta com a miopia.
Agora, já minha mãe, tem
Hipermetropia. Fiquei curiosa, e pesquisei o que é:
Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal. Eles enxergam normalmente de longe, e com dificuldade de perto. A hipermetropia ocorre quando o ponto mais próximo do olho está mais afastado do que no olho normal, devido a uma anomalia do cristalino, uma insuficiente curvatura, causando assim, dificuldades em ver ao perto. A maioria das crianças apresenta hipermetropia, uma vez que os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser, contudo, têm um maior poder de acomodação do que os adultos, e suportam graus muito mais elevados de hipermetropia.
O grau do hipermétrope, geralmente diminui com o crescimento do olho, e é comum assistir a pessoas que necessitavam de óculos durante a infância, mas que deixaram de os usar na idade adulta. A Hipermetropia pode também estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância, com aparecimento de sintomas, geralmente, ao redor dos 2 anos de idade, onde deverá ser efetuada uma correção total com lentes de óculos adequadas.
Todas essas doenças visuais que citei agora, têm cura. Exite cirurgias, que curam. São chamadas de
Cirurgias Refrativas. Sobre essas cirurgias, falarei no próximo post, que libero amanhã de manhã para vocês. Vou contar tudo sobre como é, quem pode fazer, os requisitos básicos, preço, onde fazer, tudo.
Agora, a
Presbiopia, o que é?
Presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade. A correção deste processo é realizada com o uso de lentes ou óculos. Existem cirurgias experimentais, que visam aumentar o espaço onde o cristalino se encontra, fazendo com que este volte a ter capacidade de acomodação, mas isso só faz protelar o aparecimento da presbiopia, e não existem estudos a longo prazo, que avaliem as complicações tardias desta cirurgia.
Então é isso, gente. Juntei todas as informações, procurei um profissional para ver se estava tudo certo.
Espero ter atendido todas as dúvidas de vocês. Se ainda persistirem algumas perguntas, podem perguntar, o email está a disposição para qualquer dúvida, ajuda, crítica e/ou pedido de vocês: contatoagc@hotmail.com. E os comentários. Respondo tudo no mesmo dia, o mais rápido possível.
Pequeno spoiler: Ainda teremos post dessa série sobre a armação certa, sobre lentes, sobre a cirurgia e muito mais! Então, fiquem ligadinhas!
Beijos, Laura <3